Maio sem Dor

A falta de conhecimento sobre vários aspectos que envolvem a fibromialgia vem causando grande sofrimento tanto para os pacientes, quanto para seus familiares. 

Por não conhecer as características da síndrome e como ela se manifesta, muitas pessoas acabam sofrendo desnecessariamente por um longo período, sem saber a causa de tanta dor, fadiga e outros sintomas e sem saber que profissional procurar.

Além disso, infelizmente, muitos profissionais da área da saúde também desconhecem a síndrome, o que acaba fazendo com que o diagnóstico demore muito mais tempo do que o necessário.

Convivendo com essa realidade, a Fibroclínica percebeu o quanto se fazia necessário e urgente um movimento que promovesse a conscientização sobre a síndrome.

Assim, em 2016, a Fibroclínica apresentou um projeto à Câmara de Vereadores de Porto Alegre – RS chamado “Maio sem Dor”. Este projeto previa que todo mês de maio, em Porto Alegre, fossem realizadas ações destinadas a informar, esclarecer e conscientizar tanto o público em geral quanto os profissionais da área da saúde sobre a fibromialgia. 

O dia 12 de maio é reconhecido internacionalmente como o dia de conscientização sobre a fibromialgia e, por isso, maio foi o mês escolhido para esse movimento, o MAIO SEM DOR”.   

Para a nossa realização, o projeto não apenas foi aprovado, como mais tarde virou lei. Em 9 de março de 2018 foi sancionada a Lei 12.374, instituindo em Porto Alegre o “Maio sem Dor” como mês de conscientização sobre a fibromialgia e também a Semana de Conscientização Sobre a Fibromialgia, na semana que incluir o dia 12 de maio.

Através de palestras, ações nos parques e praças, bate-papos, entrevistas para rádios e canais de TV e ações nas redes sociais, profissionais da área da saúde acostumados a diagnosticar e a tratar fibromialgia se colocam voluntariamente à disposição do público para acolher, informar e esclarecer dúvidas sobre a síndrome. Além disso, parceiros apoiadores fazem toda a diferença no Maio sem Dor, que vem crescendo ano a ano.

O Maio sem Dor representa o pioneirismo desta Capital na conscientização sobre a fibromialgia, mas nosso desejo é o de que essas ações possam se espalhar por todo o Brasil, atendendo a todos os fibromiálgicos e orientando-os para que comecem o quanto antes o tratamento correto e não sofram mais desnecessariamente.

 

A seguir, o texto com a publicação da Lei, na íntegra:

LEI Nº 12.374, DE 9 DE MARÇO DE 2018. 

Inclui as efemérides Maio Sem Dor – Mês de Conscientização Sobre a Fibromialgia e Semana de Conscientização Sobre a Fibromialgia no Anexo da Lei nº 10.904, de 31 de maio de 2010 – Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre –, e alterações posteriores, no mês de maio e na semana que incluir o dia 12 de maio, respectivamente. 

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu, no uso das atribuições que me confere o inciso II do artigo 94 da Lei Orgânica do Município, sanciono a seguinte Lei:  

Art. 1º Ficam incluídas as seguintes efemérides no Anexo da Lei nº 10.904, de 31 de maio de 2010 – Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre –, e alterações posteriores: 

I – Maio Sem Dor – Mês de Conscientização Sobre a Fibromialgia, no mês de 

maio; e 

II – Semana de Conscientização Sobre a Fibromialgia, na semana que incluir o dia 

12 de maio.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, 9 de março de 2018. 

Nelson Marchezan Júnior, Prefeito de Porto Alegre. 

Registre-se e publique-se. 

Eunice Nequete, Procuradora-Geral do Município. 

Rua São Manoel, 1261/303 – B. Santana – CEP 90620-110 Porto Alegre – RS
51 980.443.361 | [email protected]

Rua São Manoel, 1261/303 – B. Santana
CEP 90620-110 Porto Alegre – RS
51 980.443.361 | [email protected]

Fibroclínica© – Todos os direitos reservados – Por METANÓIA Agência de Comunicação Criativa.

Fibroclínica© – Todos os direitos reservados
Por METANÓIA Agência de Comunicação Criativa.