O Método da Fibroclínica

 

        Atualmente o tratamento da fibromialgia ainda é um grande desafio para os profissionais da área da saúde, já que trata-se de uma síndrome com muitos sintomas associados e de difícil controle. O uso de medicamentos pode ser fundamental em determinados momentos, principalmente quando há crises de dor intensa, porém os efeitos colaterais somados à eficácia menor do que o esperado frequentemente ocasionam a desistência do tratamento medicamentoso pelo paciente.

        Frente a essa grande necessidade a Fibroclínica, primeira clínica do Brasil especializada no tratamento da fibromialgia, oferece um tratamento inovador, que proporciona ao paciente fibromiálgico o alívio dos sintomas e a possibilidade de retomar uma vida normal sem dor, com energia e disposição. Além de tratar os sintomas, nosso método devolve ao paciente o prazer de se movimentar com leveza, pois ao final do tratamento terá ganho força, resistência e flexibilidade.

O foco inicial do tratamento é o alívio da dor e dos pontos de tensão muscular, conhecidos como tender points e o foco final é a reprogramação muscular, fundamental para a manutenção do resultado obtido na fase 1 e da qualidade de vida após o tratamento.

        Para oferecer um tratamento realmente eficaz, a Fibroclínica conta exclusivamente com fisioterapeutas, já que são profissionais que detém profundo conhecimento em anatomia (estruturas do corpo), fisiologia (funcionamento), cinesiologia (movimento). Nossa equipe é composta somente por fisioterapeutas especializados neste método, que dominam as técnicas de terapia manual e reprogramação muscular voltadas exclusivamente para o tratamento da fibromialgia.

        Dessa forma a missão da Fibroclínica não poderia ser outra: devolver a alegria de viver aos portadores de fibromialgia!

O método da Fibroclínica proporciona muitos benefícios, entre eles:

*Tratamento da dor e da fadiga;

*Relaxamento muscular;

*Qualidade do sono;

*Nova condição muscular com um corpo mais forte, flexivel e saudável;

*Ganho de energia e vitalidade;

*Retomada da rotina e da prática esportiva;

*Saúde, bem-estar e leveza.

 

        Iniciando o tratamento

        Primeiramente é realizada uma consulta de avaliação para sabermos exatamente como o paciente está, qual a intensidade da fibromialgia e em que fase se encontra. A avaliação minuciosa é fundamental para o sucesso do tratamento. A partir daí, poderemos traçar uma ideia do programa de tratamento necessário.

 

        As fases do tratamento

        O tratamento é composto de 2 fases. Na fase 1 o paciente recebe a terapia manual de desprogramação muscular (método exclusivo da Fibroclínica) para tratar a dor, a tensão e as alterações teciduais. A terapia manual é realizada em cada grupo muscular, nas fáscias musculares e nos tendões, desativando os tender points e proporcionando o relaxamento muscular superficial e profundo. Em cada sessão é tratado um grupo muscular e ao final da primeira fase o corpo todo estará tratado, desde os pés até a cabeça.

Essa fase inclui também a abordagem endobucal (por dentro da boca) para o tratamento das alterações na musculatura mastigatória, que na fibromialgia frequentemente causam dor na face, na cabeça, na nuca e na região dos ouvidos. Cada sessão tem duração média de 1h30min e nesta fase do tratamento o paciente já perceberá o alívio gradual da dor, das tensões, da rigidez e da fadiga. As sessões deverão ser realizadas num intervalo de dias a ser combinado na ocasião da avaliação (geralmente,de 1 a 3 vezes por semana).

        No caso das pessoas que vem de fora, oferecemos tratamento intensivo, a fim de otimizar o tempo e os custos com o deslocamento, se assim for desejado. Se desejar conhecer essa opção, solicite-nos através do e-mail contato@fibroclinica.com.br

        Contudo, na fibromialgia não basta tratar os pontos de dor e tensão, pois se a condição muscular não for modificada, os sintomas retornarão com o tempo. Para o sucesso do tratamento torna-se fundamental realizar uma reprogramação muscular, tornando o corpo forte e flexível e estimulando o sistema nervoso central a se adaptar a essa nova condição de forma natural e permanente. Esse é o foco da fase 2.

A fase 2 inicia de forma gradual, a partir do momento que já houver a redução significativa dos sintomas durante a fase 1. Então, as sessões da fase 2 passam a ser alternadas com as sessões da fase 1 até que o paciente possa se manter apenas com as sessões da fase 2. Essas sessões duram em média 60 minutos.

A reprogramação muscular realizada na fase 2 foi desenvolvida especialmente para a musculatura do paciente fibromiálgico, de forma que o movimento seja vivenciado de forma confortável e gratificante, encorajando-o a incorporar o exercício como rotina para manutenção da qualidade de vida. Essa fase proporciona uma nova condição muscular que permite a retomada de uma vida com saúde, energia e disposição.

Agora, movimentar o corpo passa a ser prazeroso, pois o movimento é vivenciado de forma plena, com energia, disposição e leveza!

        IMPORTANTE!

        O método de tratamento da Fibroclínica foi desenvolvido para ser realizado paralelamente ao acompanhamento médico.

Caso o paciente ainda não tenha acompanhamento médico, é fundamental que procure um profissional especializado, como um especialista em dor ou reumatologista, já que os sintomas da fibromialgia podem ser confundidos com sintomas de outras doenças que requerem tratamentos diferentes. Ao procurar um profissional certifique-se que o médico em questão está acostumado a tratar fibromialgia, isso fará grande diferença.

 

Se você deseja saber mais sobre o método de tratamento da Fibroclínica ou esclarecer dúvidas, envie um e-mail para contato@fibroclinica.com.br. Teremos o maior prazer em respondê-lo.